terça-feira, 7 de junho de 2011

BMG, bem-vindo mas use o logotipo branco

E o acordo do Palmeiras com o Banco BMG foi fechado e a marca do patrocinador aparecerá nas mangas da maglia até junho de 2012. O time inclusive já estreou a marca, junto com o uniforme novo, no sábado 04 de junho. Vencemos o Atlético Paranaense por 1x0 e vimos com gosto o novo fardamento.



O que entristeceu o torcedor palmeirense foi ver o manto, novinho e com ar retrô, distintivo antigo e modelo a la 1951, totalmente desfigurado devido ao logotipo BMG nas mangas, em tamanho exagerado e na cor laranja. Destoou completamente e toda aquela mensagem da adidas de reconhecer nossos heróis pelo uniforme se perdeu. Salta aos olhos apenas a ofuscante marca do banco mineiro, que aparece 4 (quatro!) vezes no manto que deveria ser alviverde.


O Banco BMG tem uma participação muito importante no futebol brasileiro, apoiando 9 times, contando com o Palmeiras. É admirável ver uma empresa que dê tanto suporte às equipes nacionais. Além disso, o BMG faz interessantes ações e promoções junto ao torcedor. Mas algo que parece ter passado batido ao banco é que a camisa do time de coração é um símbolo, uma farda mesmo em que nossos atletas levam ao campo representando não apenas aquela equipe jogando bola, mas toda uma história e tradição, valores que precisam ser preservados e valorizados. Não é à toa que chamamos a camisa de segunda pele e que a reverenciemos tanto.

Portanto, adicionar marcas comerciais de tamanho exagerado, ou em cor que não tem nada a ver com a tradizione, pode ser um fato muito perigoso pois pode causar antipatia e reação negativa àquela empresa que está "maculando" o manto sagrado.

Peço ao BMG que faça como a Suvinil e a Seguros Unimed. Estas empresas entenderam essa característica do torcedor palmeirense e alteraram suas marcas, indo até contra algumas diretrizes pré-definidas de marca.


Pedimos ao BMG que use a marca em branco, como a empresa já usa na própria homepage. O manto permaneceria assim, alviverde. Também seria desejável que a marca fosse estampada na horizontal nas mangas, ficaria muito mais bonito, sem cara de "gambiarra":


E, vale a pena até trazer estes exemplos aqui, o Banco BMG já usa o logotipo em outras cores para combinar melhor em outras camisas, como no Atlético Mineiro e no SPFC. Portanto vemos que a alteração de cores não é uma coisa impossível, já existe para outros clubes.


O torcedor palmeirense que concorda com este post pode fazer o comentário apoiando esta ideia. Ou, melhor ainda, pode acessar a página de contato do Banco BMG e citando esta postagem. Vamos solicitar esta alteração, e com educação hein pessoal. Tenho certeza que o parceiro BMG entenderá nossa posição.
(e desculpem por incluir fotos de camisas de outros times aqui, mas é que é por uma boa causa).


A seguir, algumas manifestações no twitter. A tag #LaranjaNao foi criada, em rejeição ao logotipo na cor laranja. Já se percebe a irritação de alguns torcedores. E, é só procurar que se acham muitas, mas muitas declarações como estas no twitter.

22 comentários:

  1. Correndo pro link pra pedir que o logo na Maglia seja revisto.

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos está nas mangas, e não no centro como na camisa 1 do bambi. Não está bonito, mas também não achei inaceitável, ainda mais tendo em vista que é para pagar a dívida mais imbecil que a diretoria anterior fez: a compra do Valdívia.

    Podem me esculachar, sei que ele é "ídolo", mas até agora não fez nada além de machucar e ir pra balada. Ídolo de verdade é o Kléber, coitado, tenho certeza de que ele até vai dormir chorando quando o Palmeiras perde.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andresa, respeito sua opinião sobre o Valdívia, não concordo mas respeito - mas eu gostaria de manter o assunto sobre a camisa aqui, ok! Senão isso aqui vai virar uma discussão sobre jogador, diretoria e vamos desvirtuar o manifesto!

    Ainda bem que não está como na camisa 1 do SPFC, mas ainda não está bom, estragou nossa camisa novinha! Temos que defendê-la, se nós não o fizermos, quem vai fazê-lo?

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    abraço,
    Erick

    ResponderExcluir
  4. Estou apoiando tbm... forzza!! #LaranjaNao

    ResponderExcluir
  5. Bom... certamente o BMG irá atender os pedidos dos torcedores Palestrinos e aplicar a marca em cor neutra para nosso manto. Além de ser, estéticamente, muito mais aceitável, isso criaria uma simpatia muito maior entre patrocinador e torcedor. É uma questão óbvia!
    Esperamos ter uma resolução rápida neste sentido, pois é muito triste ver nosso manto todo desfigurado e carregado com cores que não condizem com nossa tradição!

    ATENÇÃO BMG... LARANJA NÃO! POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela menção, Erick. Acho que o modelo que você apresentou aqui ficaria o mais adequado ao nosso manto, nostra maglia. Infelizmente a BMG ainda não se manifestou sobre o assunto. É esperar e torcer.

    ResponderExcluir
  7. e não é que fomos parar no GE!

    Olhem só!!!

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2011/06/twitter-palmeirenses-protestam-contra-cor-laranja-na-nova-camisa.html

    ResponderExcluir
  8. Erick,
    O BMG está até com problemas na sua página da Ouvidoria e até agora não consegui colocar minha reclamação.

    O Laranja ficou horroroso !! Parabéns as antas que cuidam do nosso MKT e imagem. Como pode termos palmeirenses assim????

    O pior é que a própria natureza do patrocínio é equivocada. A camisa/imagem, que deveria ser valorizada, virou alternativa e moeda de troca por conta de dívidas.

    UMA EMPRESA DEVERIA PATROCINAR O PLAMEIRAS, PORQUE É O PALMEIRAS (MILHÕE SDE TORCEDORES, FORTE IMAGEM E APELO, HITÓRIA, TÍTULOS, ETC) E NUNCA PRA PAGAR DÍVIDAS.

    Agora, uma missão pra vc Erick.
    Se a camisa verde já ficou bizzarra com o laranja, IMAGINEM A ABERRAÇÃO QUE SERÁ A CAMISA BRANCA (que já tem verde, vermelho e azul) ????

    Abraço,
    FC

    ResponderExcluir
  9. Pior do que a cor, é eles não respeitarem o layout da camisa... As faixas da Adidas não vão até o fim da manga justamente para que o patrocínio seja colocado na lateral da manga na horizontal. Ao invés disso, eles colocam na vertical na frente e atrás da manga... Ridículo!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Erick. Seus post e o do Conrado no Verdazzo me inspiraram a escrever este post. Dê uma olhada quando puder e fiqeu avontade para comentar (http://amigosdotampao.wordpress.com/2011/06/09/sobre-mantos-taticas-e-logos-laranja/)
    Abs, e parabéns pelo blog... também sou apaixonado por camisas de time de futebol, especialmente as do Palmeiras, e se tivesse um blog para falar dela acho que seria exatamente igual ao seu !

    ResponderExcluir
  11. To com vcs! #LaranjaNao
    Não é pq sou palmeirense, mas tenho mto orgulho do nosso manto.
    Vejo varias camisa coloridas por ai.
    E quando olho pra nossa... bom vcs ja sabem, eh coisa linda nossa maglia.

    Ajuda agente ai Banco BMG.

    fui

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Sou cruzeirense, e digo, eles são duros na queda e não entendem que abrindo mão do laranja só conquistaram simpatia dos torcedores e cliente, claro.

    Eles deixam tirar o laranja do BMG só em camisas de treinos e ou como as camisas de goleiro do Rogério Ceni onde o laranja iria se confundir com a camisa, de resto não abrem mão.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  14. A partir disso,estou convocando meus amigos palemirenses a se juntarem nessa luta através do twitter:
    #LaranjaNao


    http://www.digaofutebol.com

    ResponderExcluir
  15. Até no site do proprio palmeiras a logo do BMG aparece em branco!! deem uma olhada no rodapé da página...

    ResponderExcluir
  16. é isso ai, queremos o patrocinio do bmg na cor branca e estampado na horizontal
    respeito ao nosso manto e nossa historia

    ResponderExcluir
  17. Notícia boa para os amantes do manto alviverde.
    No ano do centenário (2014) a adidas iré lançar 6 uniformes diferentes.um a cada dois meses.
    Tava no site da globo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. sou tricolor, mas acho essa idéia mt válida, já tá mais que na hora, dos designers, das camisas aqui no brasil, terem um cuidado maior, pode ter certeza, que o resultado, aparece melhor em forma de lucro...

    ResponderExcluir
  19. É palestrinos. A Itália é celeiro de grandes artistas,sendo reconhecida pelo bom gosto e elegância fashion com influência na moda internacional. Pelo visto, nosso departamento de marketing e imagem não sabe nada de arte; pois, qualquer pessoa com conhecimento mínimo sobre o assunto, sabe que às cores primárias(vermelho, amarelo e azul) somam - se compulsoriamente as secundárias, (verde, roxo e laranja), resultando os pares chamados complementares, exatamente nesta ordem cromática: Vermelho-verde; amarelo-roxo; azul-laranja. Assim, o laranja nunca poderia sobrepor-se ao verde, é antiestético; um erro grosseiro que denota total ignorância artística; uma vergonha para nossas origens. Adelson Matias

    ResponderExcluir
  20. Boicote ao BMG já.
    Continuam ignorando a insatisfação dos torcedores.
    Não merece nosso respeito.

    E, é impressão minha ou a mídia palestrina tá mais calada em relação à isso do que quando houve o box azul da unimed?

    ResponderExcluir
  21. Pra ficar bom mesmo, fora laranja!

    Aliás, a mídia palestrina em geral me parece estar quieta demais a esse respeito.
    É impressão minha ou houve mais críticas ao arco-iris da suvinil?
    Estaríamos já nos conformando com a banalização de nosso manto?

    No fundo verde, patrocínio só na cor branca. Esse deveria ser o padrão.
    No fundo branco talvez pudéssemos ceder, mas acho até que o mais aceitável mesmo seriam apenas verde, vermelho ou azul como opções.

    ResponderExcluir