Parabéns Evair!
Hoje, 20 de fevereiro, El Matador Evair Aparecido Paulino completa 43 anos. Vida longa ao maior centroavante que já vi com a camisa do Verdão!
ê ô ê ô Evair é um terror!
E vamos aproveitar este gancho e tratar da camisa em que ele aparece na maioria das fotos que vemos por aí: a listrada dos anos 90, um cult. Já passou da hora de falar desta camisa, não é mesmo. Mais especificamente neste post, vamos falar somente das camisas listradas que Evair usou, de 92 a 94.
Evair, Roberto Carlos e Rivaldo, 1994
Na época em que foi lançada, em 1992, juntamente com a co-gestão da Parmalat, provocou inúmeras críticas devido ao tom de verde claro e às listras brancas. Havia gente que dizia que se estava indo contra as tradições do clube, maculando o manto com listras estranhas. Mas, do jeito que a camisa trouxe sorte para o Palmeiras, foi com ela que saímos da fila de 17 anos e logo virou unanimidade.

A fabricante na época era a Adidas, e a Parmalat substituiu a Coca-Cola na camisa, que já estava havia 3 anos. Somados à turma de Evair, Edu Marangon, César Sampaio e cia, vieram Zinho, Mazinho...

Na verdade, em 92, o verde adotado estava mesmo errado, como anos depois confessou José Carlos Brunoro, gestor da Parmalat no Palmeiras. Tanto é que em 93, aproveitando a mudança de fornecedor para a Rhummel, se corrigiu o verde para um tom mais escuro, o que melhorou bastante o uniforme. E funcionou, em 93 e 94 conquistamos o bi-paulista e o bi-brasileiro.

A camisa de 1993, ano em que chegaram Luxemburgo, Edmundo, Roberto Carlos, Antônio Carlos... A Rhummel usava um tecido com marcas d'água com o símbolo do Palmeiras. Belíssima camisa.

1994: chegaram Rivaldo, Rincón, Flávio Conceição... A camisa ganhou detalhes nas bainhas das mangas e da gola, além de um tom mais metalizado. Veja nas seguintes fotos do colecionador Gino Mello.


Hoje é até engraçado ver alguns torcedores jovens se referirem a esta camisa listrada como a antiga tradicional camisa do Palmeiras. E, detalhe, camisas como essas são disputadíssimas em sites de leilão ou no orkut...
obs: Detalhe interessante, todas estas camisas são número 8, do grande César Sampaio!
Ainda faltam as camisas listradas de 1995 e 1996, mas fica para outro post, ok!
Continue lendo >>