quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A camisa listrada do Palmeiras

Parabéns Evair!

Hoje, 20 de fevereiro, El Matador Evair Aparecido Paulino completa 43 anos. Vida longa ao maior centroavante que já vi com a camisa do Verdão!

ê ô ê ô Evair é um terror!

E vamos aproveitar este gancho e tratar da camisa em que ele aparece na maioria das fotos que vemos por aí: a listrada dos anos 90, um cult. Já passou da hora de falar desta camisa, não é mesmo. Mais especificamente neste post, vamos falar somente das camisas listradas que Evair usou, de 92 a 94.

Evair, Roberto Carlos e Rivaldo, 1994

Na época em que foi lançada, em 1992, juntamente com a co-gestão da Parmalat, provocou inúmeras críticas devido ao tom de verde claro e às listras brancas. Havia gente que dizia que se estava indo contra as tradições do clube, maculando o manto com listras estranhas. Mas, do jeito que a camisa trouxe sorte para o Palmeiras, foi com ela que saímos da fila de 17 anos e logo virou unanimidade.


A fabricante na época era a Adidas, e a Parmalat substituiu a Coca-Cola na camisa, que já estava havia 3 anos. Somados à turma de Evair, Edu Marangon, César Sampaio e cia, vieram Zinho, Mazinho...


Na verdade, em 92, o verde adotado estava mesmo errado, como anos depois confessou José Carlos Brunoro, gestor da Parmalat no Palmeiras. Tanto é que em 93, aproveitando a mudança de fornecedor para a Rhummel, se corrigiu o verde para um tom mais escuro, o que melhorou bastante o uniforme. E funcionou, em 93 e 94 conquistamos o bi-paulista e o bi-brasileiro.


A camisa de 1993, ano em que chegaram Luxemburgo, Edmundo, Roberto Carlos, Antônio Carlos... A Rhummel usava um tecido com marcas d'água com o símbolo do Palmeiras. Belíssima camisa.



1994: chegaram Rivaldo, Rincón, Flávio Conceição... A camisa ganhou detalhes nas bainhas das mangas e da gola, além de um tom mais metalizado. Veja nas seguintes fotos do colecionador Gino Mello.



Hoje é até engraçado ver alguns torcedores jovens se referirem a esta camisa listrada como a antiga tradicional camisa do Palmeiras. E, detalhe, camisas como essas são disputadíssimas em sites de leilão ou no orkut...

obs: Detalhe interessante, todas estas camisas são número 8, do grande César Sampaio!

Ainda faltam as camisas listradas de 1995 e 1996, mas fica para outro post, ok!

10 comments:

Anônimo,  24 de fevereiro de 2008 às 16:56  

Muito legal o texto, mas gostaria de adicionar uma informação. Nos anos de 92, 93 e 94 a camisa 8 foi usada por Cuca, Daniel, Amaral, Mazinho e Flávio Conceição, na grande maioria das vezes. O Sampaio só passou a usar a 8 no seu retorno em 1999. Abraços!

Erick 24 de fevereiro de 2008 às 18:03  

OPS!
é verdade, Amaral, Flavio Conça...
Olha a minha memória me traindo.

Valeu, valeu!

Anônimo,  30 de abril de 2008 às 00:20  

Cara...
Li esse post e achei tão interessante que resolvi comentar... não costumo... mas vai ai minha opinião!

Como sou uma geração mais nova (tenho 21 anos), essa camisa foi o marco de quando comecei a enteder realmente de futebol. As grandes conquistas do palmeiras são com essa camisa, e por isso é um grande marco para mim. Eu tenho a minha até hoje do modelo do Rhumell e acho que uso mais que a nova do ano passado que comprei.

Minha opinião = Acredito que a Adidas (ou outro fabricante) fizesse novamente esssa camisa, nem que fosse de edição especial! Mas minha vontade mesmo é que voltasse como uniforme nº1.

Opinião é opinião!

Valeu ai!
abraços

Unknown 10 de julho de 2009 às 23:28  

saudaçoes alvi-verde!!!!

Queria saber onde eu posso achar essas camisas!!!muita saudade desses tempos, que falta vc faz parmalat.

cesar rodrigues, diadema sp

Anônimo,  19 de agosto de 2009 às 11:26  

fala galera... primeiramente, parabéns à todos os responsáveis por este site! referência para todo palmeirense que queira conhecer mais sobre o manto sagrado que é a camisa do palmeiras!!! eu, graças à Deus tenho várias camisas do palmeiras, inclusive uma de 1994, usada em um jogo oficial, Palmeiras X Bragantino, vitória do verdão por 1 à 0... agora a pergunta... alguém lembra quem usou essa camisa 10 do palmeiras no brasileirão de 1994??? pensem aí e quem acertar leva de presente essa camisa!!!!! alexandre.stein@ig.com.br

Priscilla 23 de agosto de 2010 às 20:31  

Eu realmente amei esse comentario,queria que a camiseta Parmalat voltasse.Eu tenho a minha até hoje.ganhei quando eu tinha 3 aninhos,e hoje estou com 19 anos...Ei Palmeiras minha vida é voce!!!

anonimo 9 de junho de 2011 às 11:35  

Amigos, tenho uma camisa dessa época que peguei com um colecionador, marca rhumel, patrocinio parmalat, com os patches da campeão paulista 1993 e brasileiro 1993, usada em jogo neste ano. O detalhe é que ela tem o numero também na frente, bem pequeno abaixo do parmalat.Alguém sabe me dizer em qual competição essa camisa foi utilizada, com numero na frente?
meu email: airtonroma@gmail.com

Welton 12 de setembro de 2011 às 16:02  

Eu tenho uma camisa do palmeiras de 1992 Nº 8, estou vendendo a 170 reais, quem tiver interesse me mande um e-mail: weltonn.90@hotmail.com

Unknown 20 de março de 2016 às 21:44  

Eu tenho a de 1993 número 9 do Evair da rhumell, exatamente a da foto manga curta e tom escuro, quem tiver interesse contactar pelo e-mail: bia_lubianc1@hotmail.com

Unknown 20 de março de 2016 às 21:46  

Eu tenho a de 1993 número 9 do Evair da rhumell, exatamente a da foto manga curta e tom escuro, quem tiver interesse contactar pelo e-mail: bia_lubianc1@hotmail.com

Este blog é dedicado à camisa do Palmeiras, ao manto sagrado verde do Palestra Italia. Maglia verde quer dizer manto verde em italiano, capisce?
Get Free Shots from Snap.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO