segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Camisa "Coleção Leão"

Vocês se lembram da camisa misteriosa com a etiqueta da adidas e do Leão, deste post? Pois é, o Walter Chinaski também possui uma dessas e mandou fotos e mais explicações.


Ela realmente não possuía o escudo do Palmeiras nem as inscrições e número atrás, e eram de goleiro mesmo (óbvio). Fazia parte de uma linha de goleiros da Adidas no início dos anos 80, inclusive o Raul Plasmann também tinha a sua. Portanto a camisa do Bruno Olympio realmente foi "customizada" por alguém.


Hehe, vejam a história desta camisa: o Walter ganhou a camisa de um amigo que a encontrou em um brechó no Paraguai - quer coisa mais bizarra que isso? :-D

E o legal é que aqui no blog temos um timaço de leitores. No post anterior, o Tito, que é um verdadeiro craque em matar charadas já havia nos esclarecido bastante em um comentário muito interessante:

Por ser "muito antigo", tenho 42 anos, posso te afirmar que esta camisa é personalizada por alguém. O S.E. Palmeiras e o número são bordados, como era muito comum naqueles tempos.
Nos 70/80's o jeito de conseguir uma camisa oficial do Verdão era conhecer algum diretor ou conselheiro do clube. Não haviam "réplicas" oficiais ou produtos para torcedores.
Outra maneira, era ir até uma lojinha da Adidas na Lapa, que vendia produtos com pequenos defeitos (médios e grandes, também !!) e dar muita sorte de achar uma camisa do Palmeiras lá.
A camisa da foto é, sem dúvida, de goleiro, aliás o único modelo que a Adidas fabricava na época.
As camisas de goleiro modelo "Leão" foram confeccionadas até 1982, se não me engano.
O cara que personalizou a camisa, deve ter ido até uma loja de esportes, comprado uma camisa "modelo Leão" verde e depois mandou costurar o escudo e fazer as aplicações com o SE Palmeiras e o número.
Posso te dizer, ainda, que no final dos 70's e começo dos 80's era difícil até conseguir uma camisa verde normal, da Adidas em lojas de esporte. Praticamente só eram vendidas as de treino, calções básicos, meiões e as camisas de goleiro.
Me lembro de ter "achado" uma camisa verde com listras na lojinha da Adidas na Lapa e depois ter comprado o escudo e pedido pra minha mãe tirar as listras da manga !!!


Muito bacana! Parabéns Walter e Tito, legal prá caramba a contribuição de vocês!

- ps-1: vejam o blog do Tito, o nosso "muito antigo" em suas aventuras em Londres. Um barato!
- ps-2: o Walter decidiu vender a carteira do Mundial de 51, interessados deixar comentários.

5 comments:

Catedral de Luz 1 de dezembro de 2008 às 18:24  

Erick, esta camisa deve ser do final dos anos 70 (78, na pior das hipóteses).

Explico: Se era modelo exclusivo do goleiro Leão, não pode ter ultrapassado os anos de 1978/79 (final de um, começo do outro). Em 1979, ele trasnferiu-se para o Vasco, adotando uma camisa verde (também), em homenagem ao ex-clube.

Esse modelo tentou adaptar-se à camisa do selecionado brasileiro de 1978 (Leão também usava verde).

"Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!"

Tito 1 de dezembro de 2008 às 21:28  

Amigão, o Leão esteve sob contrato com a Adidas até 1982, quando na esperança de ser convocado pára a Copa do Mundo, preferiu não renovar para não haver conflitos de interesses.
No Campeonato Brasileiro de 81, Leão estava no Grêmio, que utilizava material esportivo da Olympicus, entretanto, o goleirão usava camisas da Adidas.

Melinsky J E 16 de junho de 2014 às 21:29  

Lembro muito bem desta camisa no final de 80, começo de 81. Tenho uma foto usando-a em um campeonato ainda menino. Bons tempos.

Unknown 24 de dezembro de 2014 às 00:39  

Prezados , usei muito para meus jogos nos times de juniores os modelos "Leão" , que era patrocinado pela Adidas no final dos anos 70. Essa era uma camisa muito usada pelos goleiros profissionais mesmo em equipes não patrocinadas pela Adidas. Em suma, era "a" camisa de goleiro. E era relativamente fácil de achar numa loja de espprtes, só não era barata e seu material era , para a época, um diferencial. Ah, ela não vinha com escudo, nenhum acolchoado no cotovelo, nem numeraçáo, isso sim era raro de achar .ass, Abelardo Cavalcante, 48 anos .

Unknown 11 de agosto de 2017 às 11:28  

SÓ QUE A CAMISA ALÉM DE SER VERDE, ERA DE GOLA CARECA. AQUELA ERA MAIS BONITA QUE ESSA DO PALMEIRAS. DEPOIS, ELE FOI PARA O GRÊMIO. LÁ TEM FEZ CAMISAS BONITAS. A BRANCA COM LISTAS UMA AZUL ESCURO E A OUTRA DE AZUL CELESTE. UMA OUTRA DE AMARELO E AZUL ESTÁ SE EU NÃO ME ENGANO, RAUL, GOLEIRO DO MENDO, TINHA UMA PARECIDA.

Este blog é dedicado à camisa do Palmeiras, ao manto sagrado verde do Palestra Italia. Maglia verde quer dizer manto verde em italiano, capisce?
Get Free Shots from Snap.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO