quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A camisa azul na história do Palmeiras

Muito se fala e se discute agora sobre a terceira camisa que provavelmente será azul, mas a verdade é que o Palmeiras já jogou algumas vezes, sim, de camisa azul em sua história. As imagens abaixo são do insuperável site Palestrinos.

De acordo com a equipe de história do Maglia Verde (tipo, eu mesmo rss...), a primeira vez que esta cor foi utilizada foi nos tempos de Palestra Italia. Em 1929 a sua camisa reserva era de cor azul claro, que era a mesma cor que a seleção italiana vestia na época.


Outra oportunidade foi em 6 de fevereiro de 1955, em rodada praticamente decisiva do Paulista de 1954, em jogo contra o Corinthians. Entramos em campo com as cores da Casa da Coroa Italiana, já que era uma ocasião especial pois aquele era o Campeonato do IV Centenário da cidade de São Paulo. O resultado do jogo foi um empate de 1 a 1, e o título acabou indo para o SCCP - título esse que seria o último antes da enooorme fila dos corintianos, de 23 anos sem glórias.


Existe também uma lenda de que jogamos de azul naquele jogo por um motivo menos nobre - macumba! Leia neste link do Ponto Verde.

O azul também esteve na nossa camisa nos anos 90 no logotipo da Parmalat. Só não causou reclamações pois as listras brancas é que canalizaram toda a polêmica na época...


A Diadora também empregou esta cor na camisa comemorativa de 90 anos da SEP (versão goleiro). Veja aqui as fotos do exemplar do palestrino Leonardo Tesolin. O layout era o mesmo do uniforme do Palestra Itália, mas com azul ao invés de verde, além de escudo do Palestra e patrocínios em estilo retrô.


A cor azul também já foi largamente empregada nos abrigos esportivos e uniformes de viagem, alem é claro dos uniformes de goleiros.
Ano passado vocês se lembram bem da preferência de Marcos por uma camisa azul (esta atual) ao invés da opção vermelho-vinho proposta inicialmente pela Adidas.

O que você pensa sobre a maglia azzurra? Bom por lembrar a ascendência italiana do clube? Ruim por ir contra a identidade do Verdão? Comente aí embaixo!

20 comments:

Luiz Sergio 21 de janeiro de 2009 às 12:16  

Eu não gosto e acho que fere a identidade do palmeiras. Outro palestra Itália, o de minas já usa esta cor, estando mais identificado com ela do que nós.
Acho inclusive que as camisas de goleiro do Palmeiras deveriam ser verde claro por exemplo, ao invés de azul-marinho. A camisa vinho de goleiro era maravilhosa e deveria ter sido oficializada. Outra coisa que acho é que deveríamos tornar as meias brancas oficiais no primeiro uniforme, além de ficar lindo dá ao verdão uma pinta de time europeu.

Dário 21 de janeiro de 2009 às 13:20  

Essa camisa azul comemorativa de 90 anos era a de goleiro Erick...

Gabriel 21 de janeiro de 2009 às 14:45  

Luiz somos um time da America do Sul e não da Europa. Concordo que o primeiro uniforme com meias brancas fica lindo, mas essa de dar pinta de time europeu não pegou bem.
abs

Unknown 21 de janeiro de 2009 às 21:22  

Em relação a camisa azul sou a favor só as que o marção utiliza, ou seja , uniforme de goleiro mas para jogo não gostaria de ver o palmeiras azulado pois tambem acho q fere a identidade nossa cor é o verde, deixem o azul para o cruzeiro e são caetano, o terceiro uniforme poderia ser outro tom de verde ou uma camisa listrada.

Unknown 21 de janeiro de 2009 às 22:37  

Com relação a camisa de goleiro, acho que seria bem legal, se fosse lançadas camisas de manga curta, isso ajudaria aumentar as vendas das camisas de goleiros

Trilogia Reggae Music 22 de janeiro de 2009 às 08:15  

Listrada é BOM!
Há muito tempo que espero por isso, tomara que surja alguma coisa desse tipo! Azul nem gosto não!!! Deixa então o verde-limão!

Trilogia Reggae Music 22 de janeiro de 2009 às 11:11  

E aí galera! Há poucos dias, levantaram a hipótese da SAMSUNG ter direito ao patrocínio no calção do uniforme do Palmeiras.
E tem!!!
Não sei se todos repararam, mas existe no calcão a logo (aquela com a elipse azul) da SAMSUNG, porém muito discreta, na perna esquerda! Se for este o patrocínio de calção até nao me importo tanto. Terríveis são aqueles que ficam bem na bunda, estampados com letras garrafais! Grande abraço!

Dário 22 de janeiro de 2009 às 13:17  

Trilogia Reggae Music sempre tivemos os patrocinadores no calção.

Pirelli,Fiat e agora Samsung,segue um link da verdegol que vende o calção e ele tem o nome da Fiat.

http://www.verdegol.com.br/prod/calcao-oficial-branco-0809-palmeiras

Unknown 22 de janeiro de 2009 às 17:28  

Eu gosto da ideia de 3 camisa..eh bom pras vendas, e da uma variada no visual... deixa o primeiro uniforme tradicional deixa o segundo tradicional e ae no terceiro da uma mudada... mas nada de cores estranhas...como um Violeta ae.... soh verde, vermelho, branco e azul

Janotti 22 de janeiro de 2009 às 22:20  

Demorou para fazer essa homenagem, o Palmeiras ja foi considerado o maior clube italiano fora da Italia, então devemos prestar essa homenagem sim.
Saudações Palestrinas

Janotti 22 de janeiro de 2009 às 22:20  

Demorou para fazer essa homenagem, o Palmeiras ja foi considerado o maior clube italiano fora da Italia, então devemos prestar essa homenagem sim.
Saudações Palestrinas

Unknown 23 de janeiro de 2009 às 15:44  

Olá Erick.

Será que poderíamos nos comunicar através de e-mails?

Gostaria de sancionar algumas duvidas em relação ao seu blog.

Sou um grande amante de camisas.

Desde já agraço!

Abração

j.hirakuri@gmail.com

Clauber Michel 23 de janeiro de 2009 às 17:57  

Pode sair qualquer cor eu vou compra mesmo
rsssssssss

Thiago Modesto 24 de janeiro de 2009 às 00:34  

oi,
tem dois modelos de camisa do palmeiras para 2009 o link do post é o seguinte: http://forza-palmeiras.blogspot.com/2009/01/camisas-palmeiras-2009.html
coloquei seu link la.
flw

Lucas Lopes 25 de janeiro de 2009 às 10:46  

Também acredito que uma camisa de goleiro com mangas curtas venderia muito mais.

Um cara ali disse que o azul fere a identidade do clube, por isso o goleiro deveria jogar usando outro tom de verde. Esses cara tá louco! Há décadas a camisa de goleiro do Palmeiras é azul!

Acho que a camisa 1 deve ser tradicional sempre, mas a terceira pode mudar, pode colocar qualquer cor.

O Cruzeiro nem de longe tem uma identificação com a itália semelhante à nossa, além disso, provavelmente a terceira camisa deles deste ano deve ser com layout semelhante à do nosso palestra Itália, verde com uma faixa grossa branca na barriga.Nada a ver o que foi dito aí em cima.

Unknown 26 de janeiro de 2009 às 22:04  

Não acho que isso vá contra a identidade do clube. A cor azul do uniforme da seleção italiana é em homenagem a dinastia de Savóia, era a cor da Casa de Savóia, dos reis e apesar do Cruzeiro se utilizar da cor durante a Segunda Guerra em diante, nós fomos os primeiros a homenagear essa dinastia.
Portanto tem mais a ver com a gente do que outra coisa e como foi explicado no blog, não será a primeira vez que vamos vestir a cor. Só me pergunto que cor será o uniforme do Marcão então, rs. Talvez fosse legal se ele usasse branco ou uma cor semelhante, como os goleiros usavam na época do Palestra, assim iria ter a ver e talvez ele não fosse contra a cor como foi com a vinho, já que usou cinza claro na seleção.

Bruno Giacobbo 30 de janeiro de 2009 às 13:57  

Olá, amigos! Desculpe me meter onde não devo, já que sou Flu e não Palmeiras, mas a camisa azul é linda! E não tem essa de ir contra a história do Palmeiras! O clube se chamava Palestra Itália, a cor da Casa Real de Savoia é o azul, a camisa da seleção italiana é azul por esse motivo, portanto a utilização da camisa azul é totalmente lógica!
Esse pensamento de que uma coisa vai contra a história do clube é bem brasileiro! Na Europa isso é normal! E eu defendo o uso de camisas diferentes desde que haja uma lógica! E no caso de vocês, há! É isso! Parabéns pelo site e, por favor, detonem os bambis na Libertadores! Saudações Tricolores (italianas)!

Unknown 22 de maio de 2009 às 20:42  

Oi Palestrinos!
Também tenho saudade da camisa listrada em verde e branco, listras verdes mais largas e brancas médias... Foi um espetáculko os tempos desta camisa, quem não se lembra?

Ivo 19 de agosto de 2023 às 11:39  
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivo 19 de agosto de 2023 às 11:40  

Oficializar as meias para brancas do clube não feriria a identidade do clube? Já que desde a fundação as meias são verdes.

Este blog é dedicado à camisa do Palmeiras, ao manto sagrado verde do Palestra Italia. Maglia verde quer dizer manto verde em italiano, capisce?
Get Free Shots from Snap.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO