terça-feira, 28 de outubro de 2008

Estrela de campeão!

Uau, o palestrino João Guilherme Pane, amigão do blog, mandou fotos do maior orgulho da família Pane, mantida a sete chaves já por geracões:


Trata-se de uma camisa Adidas Coca-Cola, ano 89, original de jogo. Ele não sabe o nome do jogador que a usou, mas assegura que foi em um Palmeiras x Fluminense.
Se alguém lembrar de cabeça ou estiver com o almanaque em mãos, nos ajude e diga aí quem foi o camisa 10... Será que foi o próprio Edu Manga quem a usou?


O detalhe diferenciado desta maglia são as três estrelas acima do escudo do Verdão: duas brancas referentes ao Bicampeonato Brasileiro de 72 e 73, e uma vermelha que só pode ser em homenagem à Copa Rio 1951, o Primeiro Campeonato Mundial Interclubes!(*)
Que preciosidade, é de cair o queixo!!

O estado da camisa também impressiona, parece que está novinha em folha.
Muitíssimo bem cuidada por sinal.
Que continue assim!


(*) Ops, em tempo, o Luiz Pardini manda uma correção: a estrela vermelha não é referente à Copa Rio!

Erick, ela é referente ao primeiro título da Copa Euro América! Posteriormente, foi tirada a estrela vermelha em virtude de votação em pleito no conselho do clube, que parte dizia não ser tão importante a conquista, quanto por exemplo uma Libertadores.
A estrela de campeão mundial, seria amarela..ou dourada!

E na verdade, o título de Euro América, não foi em 89 e sim em 1991.
O jogo foi em Poços de Caldas e foi contra o Stuttgart (Alemanha).
2x0 pro Palmeiras, dois gols de Betinho.

O Palmeiras jogou com:
Ivan, Odar, Toninho, Aguirregaray e Albéris. Galeano, Betinho, Erasmo e Ranielli (que era o camisa 10). Jorginho e Marcelo.

Desculpe aí pessoal :-P

Mas, ainda assim, parabéns pela raridade João Guilherme, e obrigado pela colaboração. E taí, talvez tenha sido o Ranielli quem a usou!

E você, o que achou da camisa?

9 comments:

Dário 28 de outubro de 2008 às 13:10  

Em 89 jogamos apenas 1 vez contra o flu,foi no no maracanã pelo campeonato Brasileiro no dia 22/10/89.

Foi a estréia de Galeano no time do verdão,O time escalado pelo tec. Emerson Leão foi:

Velloso,Dida,Celso Gomes,Marco Antonio e Aberlado;Galeano,Junior e Bandeira,Careca(Ditinho Souza),Gaucho e Paulinho Carioca(Eraldo).

blog Maglia Verde 28 de outubro de 2008 às 13:51  

Dário,
obrigado pela pesquisa, mas fiz uma confusão dos diabos nessa postagem!
O Pardini esclareceu as coisas.

João Guilherme,
pergunte a seu tio se faz sentido para ele que a camisa seja de 91, ou estamos todos errados agora?

um abraço
Erick

Unknown 30 de outubro de 2008 às 19:49  

E afinal, o que representa essa estrela vermelha?

Essa camisa é ou não é de 89??

Tô curioso!!!

Gabriel 1 de novembro de 2008 às 11:48  

Meu sonho é ter uma raridade como essa.. isso que deu nasce tarde! hahaha
abraços

Daniel Cachello 1 de novembro de 2008 às 19:02  

Oi Erick,

Respeito muito o post do Luiz Pardini, mas no próprio estatuto do clube, reza que a camisa teve ter quantas estrelas brancas referente a tantos títulos nacionais conquistados e vermelhas referentes à títulos internacionais. Como em 1988/89 (esta camisa foi utilizada no final de 88 e início de 89) o Palmeiras tinha 2 campeonatos brasileiros e 1 copa rio. Concordo também que fica meio contraditória a utilização pois, à época, o Palmeiras possuía, além dos 2 Brasileiros, 2 Robertões e 2 Copas Brasil, somano 6 conquistas... creio que são informações a serem checadas ainda!

Unknown 2 de novembro de 2008 às 02:09  

Eu tenho uma Maglia igual a esta..... e queria mtuuu saber ..o q significava as estrelas....ateh iria mandar uma foto pra ter uma explicação...

Luiz Pardini 5 de novembro de 2008 às 15:31  

Cachello, amigo...com certeza sua informação pode proceder. O estatuto informa que a estrela vermelha simboliza o título da Copa Rio 51, que infelizmente só não é reconhecido pela entidade maior. Mas, as estrelas em períodos que ainda não sabemos ao certo qual é (89/90/91), podem simbolizar o tão e formidável inexpressivo titulo da Copa Euro América...rs. Acredito que possamos juntos buscar alternativas que nos proporcione uma informação exata e concreta.
O que vc acha ?
Gde abraço e parabéns !

Unknown 24 de março de 2018 às 21:53  

Quanto tá valendo uma camisa dessa ?

Unknown 8 de maio de 2021 às 07:53  

Vale lembrar que naquela epoca, considerava-se apenas os brasileiros, no caso 72 e 73, lembrem-se da camisa de 99, vom as quatro estrelas de 72 73 93 e 94, a estrela vermelha deve ser mesmo da Copa Rio

Este blog é dedicado à camisa do Palmeiras, ao manto sagrado verde do Palestra Italia. Maglia verde quer dizer manto verde em italiano, capisce?
Get Free Shots from Snap.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO