quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A camisa Palmeiras-Agip


Esta é, assim como a Palmeiras-Coca-Cola, um objeto de desejo para muuuito palmeirense por aí. Digo até que é um marco na história do design contemporâneo, acho que merecia inclusive estar exposta no MOMA em Nova York. :-)

A marca da Agip caiu bem demais no nosso manto, apesar de suas cores não terem lá muito a ver com a história do Verde.
Hehe, eu adoro essa marca colorida, mas simplesmente não aceitei o logotipo amarelo-laranja-vermelho da Suvinil no começo deste ano... rss. Juro que nem eu mesmo me entendo.


O logotipo da distribuidora italiana de combustíveis e lubrificantes foi escolhido através de um concurso na Bota em 1952. "il cane a sei zampe", ou o cão de seis patas, foi o vencedor unânime. Trata-se de um animal imaginário, uma figura mitológica com um poder extraordinário que é simbolizado pelas seis patas e pela chama cuspida pela boca. Hoje em dia na Itália essa marca desperta na memória de todos a idéia de combustível.

A fonte usada para as letras do nome, criada mais tarde em 1970, evoca por sua vez a idéia de "estradas".

No Brasil, a companhia se concentrou mais em distribuição de gás, e desde 2004 é controlada pela Petrobrás.


Em nossa camisa ela aparecia na frente e nas costas. As letras em branco e vermelho (no pingo do i), o logo em preto e amarelo.

Na camisa branca, a diferença é que a marca vinha com letras em preto e vermelho.


O escudo do Palmeiras era pintado, a marca da Adidas tambem pintada (logo trefoil). Fonte dos números com pequeno trefoil na base de cada um. Gola em V, bem anos 80.

Usamos a camisa em 1987 e 1988. Em 87 também foram usadas algumas com gola careca (redonda). Estas mostradas nas fotos pertencem ao já habitual colaborador e amigo Emerson Ayres, a quem muito agradecemos novamente.

créditos 1a. foto: Museu dos Esportes
créditos demais fotos: Emerson Ayres


11 comments:

Ronaldo 4 de setembro de 2008 às 23:52  

Cara, repara só na camisa da Holanda que o Zetti está vestindo!!!

Show!!!!

xD 6 de setembro de 2008 às 15:32  

Acho q o q mais destacou mesmo foi o Zetti na primeira foto, e o escudo gigante do Palmeiras!

Unknown 6 de setembro de 2008 às 16:30  

Esse logotipo da Agip é muito bonito e as cores não estragaram o manto. Considero essa a camisa mais bonita do Verdão dos anos 80 pra cá.

JOEY RAMONE 7 de setembro de 2008 às 16:21  

A camisa do Zetti é semelhante a que ele usava quando quebrou a perna no Maracanã. A mais linda camisa de goleiro do Palmeiras que já vi. Tenho a camisa dele azul mais claro com lista brancas, Agip, mas esta eu não consegui.

Fábio Sarti 7 de setembro de 2008 às 19:45  

Único ponto a reclamar é este Agip em preto(!!!!) na camisa número 2. Não me lembrava disso. Desculpe, mas não rola.

The Legend 24 de abril de 2010 às 16:55  

alguém sabe me dizer se o Vagner Bacharel chegou a usar esse modelo?

Luis 21 de setembro de 2014 às 20:47  

Olá! Eu tenho uma camisa dessas. "Herdei" do meu pai, tenho essa e a número 1 de goleiro, azul com mangas longas. Vocês conhecem alguem que coimpraria?

Unknown 28 de outubro de 2015 às 07:45  

Se ainda deseja vende-la - LPHELLIPE@HOTMAIL.COM

Unknown 11 de fevereiro de 2016 às 15:01  

Já vendeu amigo Luis ??me chamo Alexandre Se não vendeu entre em contato comigo no e-mail principebeckham@hotmail.com.

Unknown 16 de julho de 2020 às 11:26  

Viu nessa época quem usava a 7 do Palmeiras

Mantos históricos Palmeiras 23 de dezembro de 2020 às 17:29  

Luís, já vendeu essa camisa de goleiro? Pago bem. Email para mantoshistoricospalmeiras@gmail.com

Este blog é dedicado à camisa do Palmeiras, ao manto sagrado verde do Palestra Italia. Maglia verde quer dizer manto verde em italiano, capisce?
Get Free Shots from Snap.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO