domingo, 7 de setembro de 2008

Nossa camisa amarela

Há exatos 43 anos, o Palmeiras entrava em campo com a camisa amarela. Amarelo-canarinho, para ser mais específico. Era a inauguração do Mineirão, e o Palmeiras fora convidado pela CBD para representar a Seleção Brasileira! Sim senhores, podemos considerar a camisa da Seleção também como uma maglia do Palmeiras!


Palmeiras - Seleção Brasileira, 1965.

7 de setembro de 1965. Nossa 1a. Academia era o melhor time no país e fez frente à Celeste Olímpica. O Brasil/Palmeiras venceu com autoridade o Uruguai, por 3x0, vingando o Maracanazzo de 1950 e lavando a alma do torcedor brasileiro. Neste dia todo o Brasil torceu pelo Verdão, veja só.


Esta foi a primeira vez em que um time representava a Seleção, do técnico ao massagista, entre titulares e reservas. Outros times tentaram fazer o mesmo em outras ocasiões, mas não foram tão bem-sucedidos. Por exemplo o Corinthians, que representou o Brasil frente ao Arsenal em novembro do mesmo ano mas acabou perdendo por 2 a 0 (tsc, tsc).

Curiosidades:
- foi a primeira e única vez em que um estrangeiro dirigiu a seleção brasileira: o argentino Filpo Nuñez, nosso comandante da Primeira Academia;
- o Palmeiras não levou a taça recebida por esta vitória, a Taça Independência, para o Palestra Italia, pois se pensava que o troféu pertenceria à CBD. Apenas em 1988 descobriu-se que ele ainda estava no Mineirão - hoje em dia está na sala de troféus do Palmeiras;
- 7 de Setembro de 2007: Palmeiras lança a 3a. camisa em tom verde-limão, que lembra o amarelo da seleção e homenageia o feito realizado pelo bravo time de 65.
- domingo que vem estaremos de novo no Mineirão, palco que inauguramos. Que seja com vitória sobre o Cruzeiro, crucial as para pretensões de título. Vamo lá Verdão!!

Para mais informações e detalhes sobre o Palmeiras-Seleção, este lindo capítulo de nossa história: veja em SEP 1, SEP 2, Memória Alviverde e BdF Brasil.

0 comments:

Este blog é dedicado à camisa do Palmeiras, ao manto sagrado verde do Palestra Italia. Maglia verde quer dizer manto verde em italiano, capisce?
Get Free Shots from Snap.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO