O maior patrimônio do Palmeiras
Trago hoje uma história enviada pela palestrina Bárbara Paes. História que é bem diferente de tantas que vemos por aí, pela diversidade que tem a torcida palmeirense, mas ao mesmo tempo é bem parecida com a nossa própria história, pois a paixão é a mesma. Bom, para palmeirense nem precisa explicar muito.
O que esse time tem de mais valioso é a torcida. Torcida maravilhosa que fez a maior festa, apoiou o elenco e teve que pagar o maior mico, passando vergonha em rede nacional. Devido a falta de seriedade e concentração de atletas, comissão sem foco, administração atrapalhada, enfim.
Resolvi compartilhar isso com vocês porque esse é blog da camisa do Palmeiras, seja ela qual for.
Minha família tem de uma grande quantidade de vascaínos, porém meus pais nunca se importaram tanto com futebol. Quando nos mudamos para São Paulo, há 15 anos atrás, foi inevitável a paixão pelo Palmeiras. Nossos vizinhos e amigos nos mostraram a grande alegria e orgulho que é ser torcedor palestrino.
Meu irmão Gabriel, tem apenas oito anos, e nem viu o Palmeiras vencer a Libertadores, nem teve muita noção do Campeonato Paulista de 2008, mas nunca vi um garoto tão apaixonado por esse clube. Tanto que ele queria dormir com as camisas do Palmeiras, mas como essa idéia já estava meio complicada, resolvi pegar alguns pijamas dele e pintar. E não ficou muito ruim, tenho que admitir... pijama confortável e bonito, e meu irmão feliz da vida.
Obrigado Bárbara! Coitado do Gabriel, deve ter passado a maior tristeza ontem.
A foto abaixo veio de uma amiga, a Carlinha. A torcida palmeirense havia transformado o Pacaembu em um chiqueiro e teve uma linda participação na partida, lotando o estádio e apoiando o time. Não dá pra entender como uma virada daquelas era possível.
Por fim, deixo a dica de um ótimo texto, feito pelo Mauro Cezar Pereira da ESPN. Um cara meio enfezado e com o qual não concordo muitas vezes, mas que acertou a mão nessa crônica.
Leia: Futebol nos ensina cedo euforia e o sofrimento profundo. É aula de vida
Trago aqui apenas um trecho:
"A paixão pelo Palmeiras vale mais do que qualquer taça. E é por isso que o clube continuará sendo um grande. O futebol é assim, ensina desde cedo o que é euforia extrema e sofrimento profundo. É aula de vida. E e por essas e outras que nós adoramos isso.
E nunca é demais lembrar: melhor do que vencer é ter um time pelo qual torcer."