quinta-feira, 5 de março de 2009

A primeira camisa comercializada no futebol brasileiro


O palestrino Ivan Bianchin nos manda estas fotos e, pelo que tudo indica, ele possui uma preciosidade, uma verdadeira jóia.


E assim ele a descreve:

"Meu avô comprou ela em loja, portanto descartei a possibilidade dela ser conseguida com roupeiros, em um treino ou algo parecido. Tem nas mangas as três listras da adidas em um tecido que parece rede de ping-pong, os elásticos da gola e das mangas são grossos, a gola é em V, o símbolo é bordado (pelo que vejo de réplicas é mais antigo, provavelmente dos anos 70), a etiqueta está desbotada, até por isso fico sem noção do ano."

Bom, a gola em V é como a das usadas a partir de 1981. O logotipo da adidas no peito é o utilizado até 1983 - apenas o trefoil, sem a inscrição "adidas" abaixo dele. Mas o detalhe diferente são as Three Stripes nos ombros, detalhe que não era usado na época mas apareceu em algumas esporádicas vezes, como nesta em 1977, mas com gola redonda (imagem Palestrinos).


De que ano ela é? Não sei, e peço ajuda aos universitários e à turma das antigas. Sei que deva ser entre 1978 e 1983.


Os tios do Ivan garantem que ela foi a primeira camisa de um clube brasileiro a ser comercializada na história. Vejam vocês que o Palmeiras mais uma vez foi pioneiro - afinal, o Verdão foi o primeiro clube a firmar contrato com fornecedora de material esportivo, e a comercializar a camisa, também.


Me espantou muito o estado em que ela se encontra, está muito melhor que umas Rhummels e Diadoras que vejo por aí... Tá novinha!

Parabéns pela camisa Ivan, e obrigado pela colaboração!

2 comments:

Unknown 5 de março de 2009 às 20:24  

Mto legal essa camisa!!
Voces conhecem essa aqui?
http://cgi.ebay.fr/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=330307503280&ssPageName=ADME:B:SS:FR:1123

Sergio Santos 23 de junho de 2009 às 17:30  

Amigos creio que esta não seja a primeira camisa a ser comrecializada, pois eu e meu irmão tinhamos uma do Plameiras que era da Atlheta, que foi a fornecedora antes da adidas.

abcs
Sérgio

Este blog é dedicado à camisa do Palmeiras, ao manto sagrado verde do Palestra Italia. Maglia verde quer dizer manto verde em italiano, capisce?
Get Free Shots from Snap.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO