terça-feira, 21 de julho de 2009

Uniforme goleiro ProOnze - Movimento Cubista


Os irmãos palestrinos Jorge e Marcio Tumbert possuem uma coleção respeitável de maglias do Palmeiras. E eles me deram a chave de seu acervo, para que seja publicado aqui no blog. Vejam só esta maravilha. E de onde veio esta tem muito mais.


Esta camisa do Wagner Fernando Velloso, nosso grande Velloso, era fabricada pela Proonze. Devia ser uma edição especial, pois conta com a assinatura do goleirão abaixo do escudo.
Curiosíssima esta camisa. Os padrões geométricos em azul e cinza empurraram o logotipo da Coca-Cola para baixo, à direita. Logotipo Proonze em vermelho, na altura do ombro. Sem contar que os desenhos são uma viagem só, e o fundo ainda é listrado na vertical.

Bati o olho nesse desenho e me lembrei do Movimento Cubista. Eu diria que o designer da ProOnze era com toda a certeza um legítimo representante do Abstraccionismo Geométrico.


Cubismo, imagem: Neia Calil

Jorge conta de onde veio a camisa:
A camisa de goleiro da ProOnze foi comprada na boutique do Palmeiras na época que ela ficava dentro do clube e o acesso só era permitido com autorização do segurança. Não me lembro de ter visto o Velloso usando porque a compra foi comprada há mais de 17 anos.


Também não sei do ano exato desta camisa. Se alguém souber de mais alguma informação, favor nos ajudar aí na caixa de comments. Valeu Jorge e Marcio!

3 comments:

Unknown 21 de julho de 2009 às 12:34  

Triste nao vermos mais tanta ousadia na confecçao das camisas... Entretanto, gostei muito das listras horizontais no meiao do MARCOS... A Camisa em si, eu nao gostei, mais eh uma raridade! Parabens!

Léo Duarte 27 de setembro de 2009 às 10:20  

Alô rapaziada
Ñ sou Palmeirense, ma curto muito futebol, e coomo já fui goleiro gostaria de acrescentar que esse padrão é muito parecido c/ o usado pela Adidas na década de 90 p/ os goleiros, vide foto de Ilgner da Alemanha, clique aqui http://blogs.20minutos.es/myfiles/quefuede/illgner.jpg . Abs

André Kruse 21 de junho de 2012 às 10:54  

http://gremio1983.blogspot.com.br/2012/06/1990-brasileirao-gremio-2x0-palmeiras.html

Este blog é dedicado à camisa do Palmeiras, ao manto sagrado verde do Palestra Italia. Maglia verde quer dizer manto verde em italiano, capisce?
Get Free Shots from Snap.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO