segunda-feira, 8 de março de 2010

A designer da Era Diadora

Como hoje é Dia Internacional da Mulher, vem a calhar esta postagem com a então estilista da Diadora na época, Paula Spuch.

Estilista que passou pela Zoomp, Nike, Fila e Adidas, também é esportista, praticante de triathlon - ou seja, entende bem da prática de esporte de performance. Ela foi a responsável pela criação dos uniformes de 2003 a 2005, como gerente de produto de confecção e acessórios na Diadora.


Vou colar aqui um trecho da entrevista, publicado no site (não vão dar risada, hein) WMulher. A íntegra da interessante matéria (de setembro de 2003) está neste link.

WM: Como nasceu o convite para desenvolver o novo uniforme do Palmeiras?
Paula Spuch: Já estava fazendo a coleção da Diadora. Inicialmente quem iria fazer o uniforme seria a Diadora Itália (sede da marca), mas, os desenhos que eles enviaram estavam completamente fora do nosso mercado e me propus a fazer alguns desenhos sem compromisso. Eles adoraram e fizemos a partir daí toda a linha que resultou em 51 modelos.

WM: O que é o conceito "one of eleven"?
Paula Spuch: Como a própria tradução para o português já diz "um de onze", significa que o jogador deve pensar em equipe e não só se ele é estrela do time ou não. A Diadora preza muito o conceito do prazer na prática de esportes. É claro que não estamos desconsiderando a importância de vencer...
Esse conceito é passado nas camisas do Palmeiras numa estampa na forma de onze bolinhas que imitam o posicionamento dos jogadores em campo e que muda de cor quando o jogador atinge a temperatura de 35ºC

WM: O material utilizado nas roupas e calçados esportivos afeta ou é fator decisivo no desempenho dos atletas de elite?
Paula Spuch: A maior importância da roupa para os atletas profissionais é fazer com que ela não atrapalhe seu rendimento. Ela não pode pesar, não pode ter costuras que com o atrito dos movimentos deixe assaduras ou arranhões. Hoje as costuras nas peças dos atletas de elite são minimizadas, os tecidos são leves e tem alta absorção e evaporação do suor. Para esportes como a natação, o uso dos macacões (inclusive alguns até com capuz), podem reduzir décimos de segundos, pois facilitam o deslize na água, e essa "economia" de tempo pode proporcionar até um recorde mundial. Os calçados, se não forem adequados, podem provocar enormes lesões nos joelhos e tornozelos, além de bolhas e calosidades.

Um parabéns a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher! O que seria do mundo sem elas, não é mesmo?

1 comments:

Unknown 14 de março de 2010 às 03:25  

legal o resgate dessa entrevista... na época acho que não foi muito noticiado... sempre achei as camisas da diadora bem bonitas. e tinham uma tecnologia legal, aquelas coladas ao corpo. pena que o transfer do numero era muito ruim e descascava logo!

Este blog é dedicado à camisa do Palmeiras, ao manto sagrado verde do Palestra Italia. Maglia verde quer dizer manto verde em italiano, capisce?
Get Free Shots from Snap.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO