domingo, 20 de setembro de 2009

Arrancada Heróica 1942

O Palestra Itália morreu líder e o Palmeiras nasceu campeão!

Parabéns palmeirenses! Feliz Dia do Palmeiras!
Hoje é uma data muito especial. Foi exatamente em um 20 de setembro, em 1942, que o Alviverde Imponente deixava de ser Palestra para ser Palmeiras para o mundo. Para nós, é claro que o time continuou sendo o velho Palestra de guerra. É a tal ALMA que orgulhosamente nossa squadra ostenta.

Tenho aqui uma camisa réplica da partida da Arrancada Heróica, em que o SPFC fugiu de campo quando perdiam de 3 a 1. Quáquá, um dos maiores vexames na história mundial do futebol.


É uma réplica produzida pela Ponto Verde. Quando a comprei, a moça da loja me avisou que os números atrás estavam tortos. "Não tem problema", eu disse, já que isso a deixava com uma cara mais retrô ainda.

Em 1942 o time entrava com esta camisa, empunhando a bandeira do Brasil sob aplausos do público presente no Pacaembu. Apesar de toda a pressão política e da mídia, o Palmeiras venceu e fora o Campeão Paulista naquele dia glorioso.


Imagem: site Palestrinos

E não é que hoje o SPFW reeditou a pipocada e amarelou novamente? O Palmeiras não jogou no fim de semana mas ainda continua líder! O freguesão Corinthians também quis participar da festa e homenagear o Verdão e perdeu "em casa" de 4 a 1, ô meu Deus, que alegria!

Para quem não é da capital paulista, esta foto abaixo é da passarela que fica sobre a avenida Antártica, pertinho do clube. Ganhou o nome deste episódio heróico. Claro que merecia não apenas uma passarela, e sim um viaduto, mas está de bom tamanho para matar de inveja e raiva os bambis que passam por ali.


Imagem: Veja SP

Rumo ao Título, Verdão!!!

4 comments:

PALESTRA ACT!VO 21 de setembro de 2009 às 01:03  

Fala Erick!
é cara, realmente é de dar orgulho..

Fiz uma campanha no palestra activo, O amarelão voltou! Dá uma olhada lá!=]

abs

vig

JOTA 22 de setembro de 2009 às 12:26  

belissima lembrança da Arrancada Heróica
quanto ao numero da camisa estar torto nenhum problema, mesmo porque em 42 as camisas nem numero tinham.........JOTA

blog Maglia Verde 22 de setembro de 2009 às 13:03  

Fala Jota,
uau, visita ilustre, que honra recebê-lo aqui! huahua, em 42 nem número tinham... verdade! Valeu, valeu pelo comentário.

Fala Vig,
visitei o Activo, lembro bem da despedida do Love, os bambis se vestiram de amarelo e tudo, que comédia. Amarelão voltou mesmo, agora nós é que temos que fazer nossa parte.

abraços
Erick

Unknown 22 de setembro de 2009 às 23:13  

É realmente, a numeração nas costas dos jogadores é coisa bem posterior, acho que dos anos 50. Tem até aquela história da numeração utilizada na copa de 1958, quando os jogadores brasileiros não tinham números escolhidos ainda e, por uma obrigação da competição, foi feito um sorteio entre o elenco para a atribuição das camisas. O Pelé, muleque, mesmo reserva (o ataque tinha o palmeirense Mazzola e o flamenguista Dida) acabou, por pura sorte, caindo com a camisa 10. Falei besteira? Me avisem.

Este blog é dedicado à camisa do Palmeiras, ao manto sagrado verde do Palestra Italia. Maglia verde quer dizer manto verde em italiano, capisce?
Get Free Shots from Snap.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO