Camisa de goleiro do Martorelli
Fantástica colaboração que o palestrino Raul Campagnolli Delboni, o Raul Pansa, nos enviou. Muito bom, muito bom. Esta é uma maglia que passou de pai para filho. Ah, e o avô do Raul também é palmeirense, como não?
Segue a história da camisa, contada pelo Raul:
Essa camisa meu pai ganhou do Martorelli na época que ele era do Juniors do Verdão, meu me disse que foi numa Copa São Paulo ele não lembra muito bem o ano, mas o jogo ele lembrava... rsrsrsrsrs... foi Palmeiras 3 x 3 América-MG.
Bom, segundo o site Palestrinos, Martorelli estreou no time profissional em 1982. Portanto acho que esta camisa é de 1981 ou 82. Martorelli, quando fez a estreia no time profissional, ainda pertencia aos Juniores.
Sensacional, é a primeira vez que vejo esta camisa. O fabricante é a magnífica "Ao Esporte Paulicéia", como se vê na etiqueta. E o patrocinador, então, é a gloriosa "Groselha Palhinha". Engraçado, dei uma pesquisada e a fabricante ainda existe até hoje, e fica em São Caetano-SP, que é a cidade de origem do Martorelli. Será que foi ele mesmo que mandou fazer a camisa? Porque ela é personalizada e tudo - percebam que tem o nome do jogador abaixo do escudo do Verdão.
O tecido parece ser de uma espécie de lã mais leve. E o azul clarinho parece ser uma das cores favoritas do Martorelli, ele costumava usar muito esta cor.
Martorelli chegou a ser eleito pelo jornal Gazeta Esportiva o melhor goleiro do campeonato paulista de 1986. Pena que ele não teve muita sorte, pois foi expulso em uma partida contra o Guarani e acabou perdendo a vaga de titular para o Zetti, que emendara uma fase fantástica. SPFW e Corinthians sempre ficaram de olho no passe dele mas o Palmeiras sempre o segurou.
Hoje, Rinaldo José Martorelli é o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo - SAPESP.
Na foto abaixo ele aparece no sindicato, ao lado do Velloso. Dois goleirões da escola dos portieri palmeirenses.
Valeu Raul, e um abraço à nação palmeirense aí de Curitiba!
9 comments:
Muito legal essa foto.Bela contribuição.Lembro de um jogo que Martorelli fechou o gol contra o Corinthians e ganhamos de 2x0 com gols de Paulinho e Mirandinha.Abraços
Alguem se lembra porque o Martorelli foi expulso neste jogo contra o Guarani?
O Matorelli é meu amigo e logo logo vou postar uma camisa dele autografada.
Com certeza ele mandou confeccionar esta peça,pois,se não me falha a memoria existia na decada de 80 uma esportes pauliceia aqui em São Caetano. Quanto ao tecido, era chamado de Fio Acrilico, muito usado na epoca e que esquentava mais que brasa...rsrsrsrs.
É a mais inusitada camisa já postada nesse blog. Da hora!!!!!!
Black Ash,
pois é, inusitada é pouco viu!
abraço
Erick
O Martorelli é meu tio. Também tenho essa camisa na minha casa e algumas outras que ele jogava, inclusive uma de manga curta. ele foi o primeiro goleiro que começou a jogar com mangas assim. A camisa era realmente confeccionada em São Caetano a medida para ele.
Luis vc tem fotos das camisas que você tem do Martorelli? faço coleção tenho mais de 300, e tenho 2 dele...
lookesportes@gmail.com Fabio
Puxa!! Tenho essa camisa verde nº10 com o patrocinio de Groselha Palhina; eu coleciono e ganhei de um amigo.
Sempre procurei informações a respeito dessa camisa e achei aqui essa do Martorelli!!
Vou enviar fotos dela para postarem aqui!!
Afinal, MAGLIA VERDE quer dizer MANTO VERDE em italiano, capisce? HAHAHAHAHAHA
Postar um comentário