segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Camisa do Palmeiras com Cruz de Malta?!

Camisa curiosíssima que chegou às mãos de nosso amigo Bruno Mazucatto, palestrino da Móoca!


Trata-se de um patrocinador que eu nunca tinha ouvido falar: a Transportadora Cruz de Malta. Uma pesquisa rápida no Google nos esclarece que a companhia é até hoje uma grande empresa, fica sediada na Vila Maria, em São Paulo, ali entre a Via Dutra e a Marginal Tietê; e possui extensa rede de filiais espalhadas pelo país.



Engraçado que o nome da empresa remete a outro time, o Vasco da Gama: afinal, se tem uma cruz que combine com nosso manto seria uma cruz de Savóia... Bom, trata-se de mais uma curiosidade da história de nossa camisa. Sem querer sacanear com o clube da Colina, mas podemos dizer que até vascaínos patrocinam o Palmeiras, hehe.


E vejam só que o Palmeiras já tinha inovado e trazido marcas de patrocínio nas mangas desde a década de 80! Na vertical aparece escrito "Bola Branca". Confesso não saber o que significa. Seria uma casa de sinuca? Uma loja de artigos esportivos? Uma fábrica de bexigas? Aos amigos das antigas, nos ajudem na caixa de comentários.


Bruno ainda acrescenta que o patrocínio e o número estão pintados, enquanto o símbolo do Palmeiras e o logo da Adidas são flocados - esta camisa branca com certeza foi usada em jogo.


As estrelas acima do símbolo do Palmeiras são pintadas. Se parecem com as destes posts aqui, mas sem a estrela vermelha.


Sobre o ano da camisa, o máximo que consigo rastrear é que ela seria de 1985 ou 1986. Amigos, se alguém tiver mais informações acrescente aí na caixa de comentários, agradecemos desde já. E parabéns pela raridade Bruno!

Edit: o pessoal já esclareceu que a camisa é do Futsal 1985. Mas ninguém ainda sabe o que era o "Bola Branca".

9 comments:

Conrado 14 de setembro de 2009 às 13:13  

desconfio que essa maglia foi usada pelo time de futebol de salao

abs

Washington Alves 14 de setembro de 2009 às 14:58  

olha mostrei ao meu pai ele me disse que esta linda camisa éra da epoca futebol de salão 85 segundo ele me disse.

sub70 14 de setembro de 2009 às 15:09  

Esta camisa foi usada pelo time de futsal. Observem que os patrocinios foram aplicados depois, porisso estão com uma tonalidade diferente. Quanto ao número ele tambem era flocado, com as lavagens o floco saiu e ficou só a tinta.

blog Maglia Verde 15 de setembro de 2009 às 11:15  

Beleza pessoal, vou atualizar a postagem! Obrigado!
Conrado, vc é o Cacace? Ou o Giulietti? Ou nenhum dos dois?

abraço
Erick

Unknown 15 de setembro de 2009 às 17:55  

Bola Branca é uma empresa de Viação, que agora se chama Viação Cidade Dutra.

http://www.vcdutra.com.br/modulos/index.asp?modulo=historico&id=63&redir=info


Valew!

Unknown 15 de setembro de 2009 às 18:44  

Olá sub70.

Pode ser o caso de outras camisas, mas nessa minha, o número é somente pintado mesmo. Seria estranho ter saído somente o floco do número sendo que o símbolo e o logo da adidas permaneceram em ótimo estado.

A explicação pra isso, nem eu nem a pessoa que me passou temos conhecimento.

Valeu, abraço!

sub70 16 de setembro de 2009 às 12:14  

Eu explico. Abaixo do floco é aplicado uma cola no processo de serigrafia (silk-screen)para depois ser aplicado o floco atraves de força eletrostatica, a seguir a peça vai para uma estufa afim de secar a cola e assim "prender" o floco. O que pode ter acontecido com tua camisa:
A impressão do número ficou com uma camada de cola muito fina e assim o floco ficou preso somente na ponta se soltando nas lavagens. Outra possibilidade é que na hora de estufar a peça, a frente foi curada corretamente e as costas não. Não secou direito e soltou, ok?

blog Maglia Verde 3 de outubro de 2009 às 09:17  

Miguel,
valeu meu velho.
Eu me lembro mesmo, em alguns ônibus da CMTC escrito "Bola Branca" na lateral.

abraço
Erick

Este blog é dedicado à camisa do Palmeiras, ao manto sagrado verde do Palestra Italia. Maglia verde quer dizer manto verde em italiano, capisce?
Get Free Shots from Snap.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO